Preparar para uma Entrevista

A Multipessoal ajuda-o a elevar as suas potencialidades

A Entrevista

O seu CV conseguiu inspirar o entrevistador para o conhecer pessoalmente. Cada elemento da sua chegada a uma entrevista deve ser detalhado. Dê a si próprio tempo suficiente para chegar. Se vir que vai chegar atrasado, assegure-se que o seu consultor está a par.

Certifique-se de que sabe o nome e o título exato da pessoa que o vai entrevistar. À chegada, tenha a oportunidade de reter a atmosfera geral - as pessoas na receção parecem relaxadas? Como é que estão vestidas? Leia as revistas e brochuras que estejam na receção e leve-as consigo se autorizado. Muitos entrevistadores irão especificamente averiguar com os rececionistas qual foi o seu comportamento enquanto esperava. Se tiver tempo, pergunte ao rececionista questões sobre a empresa - ele(a) terá, provavelmente, alguns anos de experiência com a empresa e terá, com certeza, muito prazer em dialogar.

Ir bem vestido é um pré-requisito. Os fatos, tanto para homens como para senhoras são o mais apropriado. Se tiver dúvidas escolha a opção mais conservadora.

Outros assuntos a relembrar

  • Sorria! No decorrer de uma entrevista é o melhor método para quebrar o gelo.
  • Aperte as mãos firmemente mas não vigorosamente.
  • Aceite chá, café ou água se realmente quiser - este é uma ótima maneira de relaxar.
  • Se lhe for pedido para preencher uma ficha de candidatura, faça-o; é muitas vezes um procedimento do processo de recrutamento da empresa.

Técnica da entrevista

Perceção
Na comunicação, particularmente com alguém que acabou de conhecer pela primeira vez, estudos mostram que a comunicação não-verbal conta mais de 90% para a atual comunicação - isto inclui tons vocais, expressões faciais, movimentos dos pés, gestos das mãos e braços e a postura no geral. Uma combinação destes elementos cria uma primeira impressão que conta muito.

A sua comunicação não-verbal irá transmitir mais do que a sua comunicação verbal - e pode mesmo revelar o que quer realmente dizer. Sob pressão, os candidatos podem mostrar atitudes menos positivas - pernas cruzadas e braços distendidos indicam uma postura defensiva e negativa. Os olhos também comunicam - abertos, ao mesmo nível e contacto direto indicam uma linguagem afirmativa e positiva; pelo contrário, olhar para baixo e evitar o contacto com os olhos sugere insegurança e uma comunicação negativa.

Faça perguntas
É muito importante fazer questões durante as entrevistas e ter cuidado no modo como reage às respostas que lhe são dadas. É fundamental não acabar por estar a entrevistar o próprio entrevistador, mas se conseguir mostrar aos seus pontos fortes, melhor. Isso irá demonstrar o seu total compromisso com a oportunidade profissional em causa. Não ter qualquer questão para fazer irá enfraquecer o seu interesse. Eis algumas questões que pode colocar:

  • Como é que serei avaliado?
  • Quais são as probabilidades de progressão a longo prazo?
  • Qual a formação que irá ser disponibilizada?
  • Como é que este departamento se integra no resto da organização?
  • Está em vista alguma mudança futura na empresa?

Finalizar a entrevista
Tal como a primeira impressão conta, também a última é muito importante. O modo como lida com os últimos momentos da entrevista podem ser muito críticos.

Primeiro, pense sempre de forma positiva. Se lhe perguntarem acerca do seu interesse na posição em causa responda sempre de modo afirmativo. Nesta altura o entrevistador está a tentar perceber as suas últimas reações. Mesmo que lhe ofereçam a posição desde logo, responda de modo harmonioso e peça sempre algum tempo para refletir.

Service Trabalho Temporário Sourcing Outsourcing Training Consultoria, Formação e Eventos Msearch Recrutamento e Selecção Medical Outsourcing na área da Saúde Upgrade Outsourcing na área das TI Field Marketing